segunda-feira, 16 de abril de 2012

Croissant de palmito

Deliciosos esses croissants, vale a pena fazê-los. É claro que se pode modificar o recheio, na próxima vez com certeza vou fazer também de azeitona e outros...
Já havia semanas que vi essa receita no comunidade de Receitas Veganas do Facebook, e foi um desafio fazê-la por eu nunca ter feito algo semelhante, e pela lecitina de soja que eu não conhecia.
Vou colocá-la na íntegra no blog, pois há erros na receita original, e não tiveram o cuidado de colocar os ingredientes na ordem de colocação.


Receita original:

Vídeo de como fazer:
Veja as partes:
11:50 – apresentação.
24:50 – Como fazer a massa.
37:50 – Como fazer o recheio.

A lecitina de soja tem aparência de melado e é bem oleosa, parece que substitui o ovo nesta receita. Esse negócio é poderoso, cuidado pra não colocar além da conta. Exagerei e tive que jogar a primeira massa que fiz fora. Só fui encontrar no Botica, no Conic. Disseram que se pode comprar também no Restaurante Girassol (409 Sul). Um pote grande de 1,4 L por R$45,00. Um exagero, vou ter lecitina pelos próximos 3 anos, quando vence a validade e terei que jogar fora. :-P.

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de chá de açafrão
1 colher de sopa de fermento biológico (o mesmo usado pra fazer pão)
1 colher de chá de lecitina
½ xícara de óleo (Na receita diz ¾, mas ficou oleoso, apesar de dizerem no vídeo que é sequinho.
Cerca de 1 xícara de água morna.


Preparo:

Misture todos os ingredientes secos.
Adicione o óleo e a lecitina.
Vá colocando a água aos poucos, na receita diz que são duas xícaras, mas na prática é menos de um copo! Portanto vá pela aparência. Não sove a massa, amasse o suficiente apenas para misturar os ingredientes com a água.
Deixe descansar por 15 minutos, termine de misturar bem e deixe por mais 15 minutos.
Depois, abra a massa com um rolo fazendo formatos triangulares, na receita parece que deixam os triângulos um tanto grossos, mas você deixar bem mais fino para render mais e deixar mais delicados. Ao contrário do que aparece no vídeo, não é lá uma massa muito fácil de se trabalhar, pois tem que passar o rolo várias vezes.
Como foi a primeira vez que fiz, os meus ficaram de espessura e tamanhos bem diferentes. Na próxima vez vou deixar a massa fina e com o tamanho de uns 8cm de base e 12cm de lados.


Recheio:

½ xícara de água
½ xícara de leite em pó de soja
½ cebola (cortada grosseiramente)
4 colheres de sopa de azeite
4 palmitos pequenos (Coloquei médios)
4 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)
1 dente de alho
Sal a gosto


Preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, mas só a metade do palmito.
Depois de bater os ingredientes, adicione o restante do palmito picadinho. Leve ao fogo até ficar com uma consistência firme. Ou seja, até não escorrer mais da colher, mas tomando o cuidado de não deixar duro demais, pois quando esfria endurece mais.


Para montar o croissant:

Coloque uma colher do recheio na ponta mais larga do triângulo e vá enrolando até a ponta, dando o formato do croissant. Dê uma puxadinha na ponta pra prender bem.
Coloque o croissant numa forma untada com óleo e deixe descansar por mais 20 minutos. (Como eu já estava sem paciência, não deixei descansar mais e não untei, parece que não fez diferença, mas na próxima vou seguir direitinho.
Asse no fogo pré-aquecido até dourar.

2 comentários:

etterno disse...

Júnior,

fico feliz em ver o crescimento do teu blog, o mais interessante é poder observar e acompanhar tua experiência como vegano que vão além da divulgação das receitas, isso é um grande incentivo, assim, vejo o teu cozinhar como um trabalho alquímico.

Forte abraço!

Ps.: Ah! Sem dúvida posso afirmar que foi o melhor salgado que já comi.

Anônimo disse...

Ficarei etternamente grato pelo comentário tão simpático.
Por mim vc ainda comerá muitos e muitos quitutes, me ajudando na cozinha, é claro. :-)
Um abração!

Postar um comentário

 
;